domingo, 16 de maio de 2010

POMPÉIA: O Templo de Júpiter


Diante dele ficava a Ara e seu ingresso se fazia pelas escadarias laterais, levando ao podium. O pronaos (a entrada do templo), possuía 12 elegantes colunas coríntias, magnificamente entalhadas, sustentando o frontão do edifício. Em seu interior, ficavam em três celas as imagens da tríada. A decoração das paredes pertencia ao primeiro estilo.
O templo abrigava em sua lateral uma entrada onde o tesouro público, objetos de culto e ex-votos estavam guardados. Acredita-se, segundo um relevo proveniente da casas de Lucius Cecílio Jocundus, que o templo era ornado em sua frente por estátuas eqüestres e diante dele erguia-se uma bela estátua de Augusto.

Os Arcos de Triunfo ladeando a construção, ambos executados na técnica do opus latericium, eram revestidos de placas de mármore e sobremontados por estátuas eqüestres. Todo o conjunto deveria causar uma impressão grandiosa em beleza e apurado gosto artístico, produzindo um impacto visual espantoso a todos que adentravam o Fórum através da rua Marina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário